6 fevereiro 2020

IMPACTO DO BREXIT REINO UNIDO

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte não são mais membros da União Europeia em 31 de janeiro de 2020.

O Reino Unido entrou agora em um período de 11 meses, conhecido como transição, que mantém o Reino Unido sujeito às regras da UE. A legislação da UE será aplicada no Reino Unido até o final do período de transição que durará pelo menos até 31 de dezembro de 2020.

Se um acordo comercial entre o Reino Unido e a UE não for alcançado durante o período de transição (e ocorrer um "Brexit rígido"), a Legislação Europeia deixará de se aplicar ao Reino Unido. As empresas do Reino Unido e da UE provavelmente enfrentarão mudanças nas regras relativas às atividades na área de Teste, Inspeção e Certificação (TIC). As consequências exatas ainda não são conhecidas.

 

Impacto em empresas sediadas no Reino Unido

Quando o regulamento da UE não se aplicar mais ao Reino Unido, ele se tornará um país terceiro em relação aos demais Estados-Membros da UE. Fabricantes e exportadores (sediados no Reino Unido) exportarão produtos de um país para terceiros para o mercado da UE. Consequentemente, eles provavelmente terão que atender aos requisitos aplicáveis ​​aos exportadores na área de TIC.

 

Impacto nas empresas da UE

 

O Reino Unido é um importante parceiro comercial para muitos países europeus. O Brexit provavelmente também terá consequências para as empresas que exportam produtos e serviços da UE para o Reino Unido que são testados, inspecionados e certificados de acordo com os regulamentos da UE. De acordo com os padrões esperados após o Brexit, esse regulamento provavelmente não se aplicará mais a esses produtos e serviços.

 

Impacto nos organismos notificados do Reino Unido

 

Na União Europeia, um Organismo Notificado (NoBo) é uma entidade externa que foi credenciada por um Estado-Membro para avaliar se um produto ou serviço comercializado atende a certos padrões. As empresas que desejam que um produto ou serviço seja testado, inspecionado ou certificado de acordo com os regulamentos corretos, usam um NoBo para isso. Kiwa é um desses organismos notificados.

A partir do momento em que o Brexit entrar em vigor, os Organismos Notificados do Reino Unido perderão seu status de Organismos Notificados Europeus. Os produtos inspecionados, testados ou certificados por um organismo notificado do Reino Unido não podem ser colocados no mercado da UE, a menos que um organismo notificado da UE reteste / ateste novamente.

 

Validade dos certificados

 

Ainda não está claro se um tratado de transição deve ou não ser assinado e/ou podem ser tomadas providências para os organismos notificados e seus clientes. No caso de um "Brexit rígido" ou a ausência de uma transição ou de um tratado completo entre o Reino Unido e a UE, é possível que os certificados dos organismos notificados do Reino Unido e da UE não se reconheçam ou sejam considerados válidos.