Como parte da cadeia global de suprimentos, sua organização desempenha um papel na saúde do planeta e das pessoas que vivem nele; auditar suas credenciais éticas lhe oferece uma maneira de informar esse papel a seus clientes, promovendo a confiança, a lealdade e o crescimento em seu negócio.

Criada pelo Fórum de Intervenientes da Sedex, a Auditoria de Comércio Justo dos Membros da Sedex (SMETA) é um dos formatos de auditoria ética mais utilizados no mundo, uma compilação de boas práticas em técnicas de auditoria ética que cobre todos os aspectos da empresa responsável.

Com foco nas normas laborais e na saúde e segurança, a SMETA cobre os Princípios Orientadores das Nações Unidas (UNGP) para Negócios e Direitos Humanos e a Lei de Escravidão do Reino Unido de 2015, o que significa que o relatório demonstra que sua organização funciona de maneira ética, com respeito pelas pessoas. Isso ajuda a fortalecer sua reputação, oferecendo uma base para boas relações com as partes interessadas.

Voltada para

Qualquer organização na cadeia de suprimentos de bens de consumo.

O que você precisa saber

Cada vez mais consumidores solicitam relatórios de SMETA de seus fornecedores; a boa notícia é que só é preciso uma auditoria para compartilhá-lo com vários clientes, economizando seu tempo e dinheiro.

O foco da SMETA são as pessoas, em particular as normas laborais. Por exemplo, seu objetivo é aumentar a transparência e melhorar as informações sobre contratação, enfrentar o trabalho forçado e medir os impactos positivos através de indicadores, como o da rotatividade dos trabalhadores. A SMETA utiliza a lei local e o Código Base da Iniciativa de Comércio Ético (ETI), um código de práticas laborais reconhecido internacionalmente, como ferramentas de medição.

A SMETA inclui quatro módulos, dois dos quais são opcionais a pedido do comprador:

  •  Saúde e segurança
  •  Normas laborais
  •  Meio ambiente (opcional)
  •  Ética empresarial (opcional)
  • Até hoje, cerca de 280.000 SMETA foram realizadas.

Ser auditado pela Kiwa

Se você está trabalhando com bens de consumo na cadeia de suprimentos, encontra-se sob pressão de compradores e consumidores para que mostrem suas credenciais éticas, o que inclui demonstrar bons antecedentes em matéria de direitos humanos e não possuir trabalho forçado em sua cadeia de valor.

Na Kiwa, contamos com inspetores experientes para realizar auditorias SMETA; ao fazer parceria conosco, você pode agilizar a apresentação de relatórios a seus clientes, satisfazendo as demandas de todos com esforço mínimo.

FLA

A SMETA é desenvolvida e mantida pelo Fórum de Intervenientes da Sedex (SSF). A Sedex é uma organização internacional sem fins lucrativos que simplifica a realização de negócios em benefício de todos, e o Fórum conta com algumas empresas multinacionais de grande porte.

A SMETA foi desenvolvida em 2012 para os membros da Sedex, mas desde então a Sedex a disponibilizou ao público visando promover a transparência e compartilhar conhecimentos. A última versão da SMETA foi lançada em abril de 2017.

USPs/benefícios

  • Aumente seus benefícios ao ajudá - lo a melhorar as práticas éticas e atender às necessidades dos clientes, a SMETA pode ajudá-lo a impulsionar seus negócios e o resultado final.
  • Reduza seus custos - a SMETA ajuda você a reduzir custos através de sua abordagem padronizada para compartilhar informações de auditoria.
  • Melhore a confiança - a transparência derivada de um processo SMETA lhe permite criar confiança com seus clientes e fornecedores.
  • Satisfazer as demandas dos clientes - os compradores solicitam auditorias éticas; com uma SMETA, você pode satisfazer todas as suas demandas.
  • Demonstre seu compromisso com as práticas éticas - os relatórios mostram aos clientes, sócios e colaboradores que você está comprometido com os direitos humanos e as boas práticas de trabalho.
  • Melhorar a competitividade - a SMETA o ajuda a entrar em novos mercados e estabelecer novas parcerias.
  • Reduza o risco reputacional - Com a SMETA, você pode identificar e mitigar os possíveis riscos reputacionais, e ela pode ajudá-lo a melhorar sua reputação em transações éticas.
  • Melhore sua cadeia de suprimentos - a SMETA lhe permite observar sua cadeia de suprimentos mais de perto, melhorando a comunicação e o relacionamento com seus fornecedores.