O quê? 

A certificação por terceiros tem sido um instrumento muito valioso para produtores e consumidores que buscam objetivos comuns na proteção do meio ambiente e melhorias na saúde e qualidade de vida dos seres humanos.

Os campos da produção agrícola têm sido alvo do uso indiscriminado de agroquímicos, o que tem devastado a fauna local e afetado a saúde das pessoas, daí o interesse internacional em reduzir o uso de insumos químicos nocivos; o que melhora as condições do solo, a água e a disponibilidade de alimentos saudáveis, nutritivos e ecologicamente corretos. 

Quando é adequado?

A redução de produtos químicos a níveis mínimos ou nulos, através de uma seleção adequada daqueles com menor impacto nos ecossistemas, o uso de práticas orgânicas e de manejo integrado de pragas resultam na obtenção de produtos saudáveis para os seres humanos. Devemos ter em mente que continua a pesquisa em busca de alternativas produtivas amigáveis ao meio ambiente, de modo o resultado final seja ambientes mais saudáveis e produtos na mesa do consumidor final sem resíduos de pesticidas, com visão de melhoria contínua permanente. 

A Kiwa BCS, sempre pioneira em processos de certificação sustentável, já iniciou a certificação na Costa Rica e na América Latina de projetos de arroz, cana-de-açúcar e hortaliças.

A verificação dos produtos Livres de Resíduos de Pesticidas é realizada através de uma auditoria feita por especialistas e é complementada com a análise de resíduos de pesticidas em laboratórios credenciados pela ISO 17025.